Saturday 6 January 2018

6 meses SEM compras

Por diferentes motivos, há pessoas que definem um determinado período como um período sem compras. Algumas partilham publicamente a jornada, um dos meus preferidos é "Um ano sem Zara", o blog de uma brasileira que esteve um ano sem compras. Para manter o foco e usar o (imenso) guarda roupa, criou e partilhou 365 outfits durante o ano. Giro foi perceber a transição de consumidora compulsiva e emotiva, para consumidora consciente e equilibrada.
Tenho uma amiga próxima que está num desafio semelhante quase há um ano. Fui observando e propus-me a estar 6 meses sem fazer compras. Não sei bem qual é o meu propósito. Poupar claramente! Dar uso à minha roupa, contrariando a velha máxima de "tanta roupa e nada para vestir". Há também a questão ecológica, demasiadas coisas não fazem bem ao planeta. O dois primeiros  "R" são o repensar e recusar e esqueço-os demasiadas vezes.  Ainda temos o movimento de libertação. Ao longo do tempo as compras foram usadas para compensações, curvas emocionais... E é tão bom!! Mas a realidade é que é efémera e só adia "o problema". 
Em plena época de saldos, já percebo uma certa angustia. Tendo inclusive recriminado-me pela escolha da data, contudo a realidade é que é tão boa como qualquer outra e tem a vantagem de tratamento de choque. Consigo vislumbrar um menor hábito na consulta dos sites das minhas lojas de eleição... Quererá isto significar menos horas online?
É tudo prematuro, mas estou curiosa para saber o que vou aprender e perceber os resultados.

Wish me luck! 

No comments:

Post a Comment